Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Questão sobre separação de Misturas.


Te liga nessa questão da UFRGS do último vestibular!!!
(UFRGS-2011) Considere os seguintes processos realizados por um estudante em laboratório.
1. Filtração de uma solução de KMnO4 de cor violeta.
2. Destilação de uma solução de K2Cr2O7 de coloração alaranjada.
3. Decantação de uma solução de CuSO4 de coloração azul.
Após a realização de cada um desses processos, o estudante constatou que a fase líquida incolor é obtida em:
a) apenas 1        b) apenas 2        c) apenas 3
d) apenas 1  e 2                               e) 1, 2 e 3
Gabarito: b.
Observe que na questão os três sistemas são chamados de solução, este termo indica que são misturas homogêneas de sólidos com líquido. Só é possível separar uma mistura homogênea de sólido com líquido através da destilação. Veja o esquema a seguir:
Na destilação simples, apenas o líquido (água) evapora, de toda a mistura a destilar, e o vapor de água chega até o condensador onde é condensada saindo na fase líquida novamente (destilado). Todo o sal (K2Cr2O7), fica no balão de  destilação.

Vestibular Está ai!!!


As aulas já começaram. Muitos alunos já estão se preparando para o vestibular. Por isso, a partir de agora, selecionarei questões de vestibular (aquelas que os alunos apresentam mais dificuldade em resolver) e postarei no blog a questão comentada.  Eventualmente, selecionarei também um conteúdo para postar alguma explicação ou até mesmo vídeos explicativos. Tudo voltado para as temidas provas de final de ano!
Claro que é interessante falar de curiosidades sobre a química, eventualmente isto também pode acontecer, mas o blog foi criado com para ser utilizado como uma ferramenta de ensino. Então aproveitem, mandem questões, perguntem, estou aqui para tirar dúvidas!!!!! 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Estudante de 17 anos cria nanopartícula para combater câncer e ganha US$ 100 mil


Uma adolescente de 17 anos desenvolveu uma nanopartícula, que poderá ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer. Angela Zhang  é a ganhadora da categoria individual do Siemens Competition Math, Science & Techonology e levou para casa o prêmio de US$ 100 mil. Ela apresentou o projeto intitulado "Design of Image-guided, Photo-thermal Controlled Drug Releasing Multifunctional Nanosystem for the Treatment of Cancer Stem Cells" (projeto de nanossistema multifuncional para tratamento de células tronco cancerígenas, guiado por imagens óticas e térmicas e liberação de remédio-guia, em tradução livre).
Zhang conseguiu desenvolver uma nanopartícula que pode ser enviada ao centro do tumor através de uma droga à base de salinomicina, também usada para combate ao câncer. A substância 'procura' pelos tumores e, por isso, é um ótimo meio para transportar a nanopartícula. Uma vez que a partícula atinge seu alvo, ela mata as células-tronco do câncer de fora para dentro.
A pesquisadora-mirim ainda incluiu ouro e óxido de ferro a sua nanopartícula, que permitem que o tratamento seja monitorado através de exames de imagem por contraste como ressonância magnética e varredura foto-acústica (uma espécie de ultrassonografia).
A adolescente, uma estudante do ensino médio, afirma que ficou "surpresa com a taxa de sobrevivência de pacientes submetidos ao tratamento contra o câncer atual" e, por isso, decidiu pesquisar e criar um tratamento mais eficaz e menos evasivo da doença. Angela passou mais de mil horas nos dois últimos anos (ou seja, desde que tinha quinze anos) pesquisando e desenvolvendo seu projeto em um programa de desenvolvimento de estudantes do ensino médio da Universidade de Stanford, Estados Unidos, e já tem planos para o futuro: quer ser pesquisadora.
A adolescente ainda não definiu ao certo qual carreira universitária irá seguir, mas acredita que deve cursar engenharia química, engenharia biomédica ou física. Este não é o primeiro prêmio de Angela: interessada em nanomedicina e tecnologias de imagem médica em nível molecular, ela já havia faturado o Primeiro Prêmio do Intel International Science & Engineering Fair (ISEF) em 2010 e 2011, ambos na área de medicina e tecnologia de saúde.