Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quando você entender......Hahahahhaha

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

hahahahhaha

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dependentes químicos


De nada adiantou a família avisar essas pobres pessoas, elas mesmo assim insistiram seguir no submundo da química. Veja esses impressionantes relatos:
M.S.D. comenta a sua escolha "Não foi por falta de aviso, mas me perdi no mundo da química e agora sou dependente."

D.R.T. já não encontra mais solução"Até os 17 anos tudo ia bem, mas os colegas me influenciaram, atualmente estou completamente dependente..."

F.P. alerta "Tenham todos muito cuidado! Este é um caminho sem volta. Agora minha percepção de mundo está completamente alterada, não consigo mais ser a mesma pessoa de 10 anos atrás!"

A.W. diz sensibilizada "Minha mãe sempre me avisou, mas agora é tarde demais!"
OBS: O diálogo foi alterado para preservar a identidade dos entrevistados.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coca Cola Zero x Câncer



 Está rolando na internet um email, escrito por um médico argentino Edgardo Derman, sobre a proibição da venda da coca cola zero no EUA. Neste texto o autor afirma que, a coca cola zero contém Ciclamato que, reage com a sacarina, resultando em um produto que pode induzir câncer ao longo dos anos.  Bom, realmente, existem pesquisas que provam que este fato é em parte verdade, porém, não mencionaram a quantidade.
Então vamos aos fatos:
1. Sim, Coca Cola Zero tem Ciclamato, está no rótulo para quem quiser ler. Ciclamato (24 mg à cada 100ml)
2. Sim, à 40 anos foi proibida a utilização de Ciclamato como aditivo alimentar nos EUA.
3. Sim, estudos em ratos com ciclamato e sacarina apontaram os dois reagentes como indutores de câncer.
4. Não, não é só a coca cola zero que contém essa substâncias.  A Pro Teste, divulgou resultados de uma pesquisa sobre a composição de refrigerantes brasileiros. Entre 24 refrigerantes analisados, verificou-se que sete contêm substâncias que podem causar câncer. Entre os produtos relacionados e que poderiam favorecer tumores estão a Sukita, Sukita Zero, Fanta Light, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja e Sprite Zero.
5. Não, você não vai ficar com câncer por tomar refrigerante. O JECFA concluiu que uma pessoa de 50 kg pode ingerir 550 mg de ciclamato diariamente, por toda a vida, sem riscos significativos à saúde. Levando em consideração a quantidade expressa no rótulo uma pessoa de 50 kg pode beber pouco mais de dois litros de refrigerante por dia, sem provocar câncer. (Quem bebe tudo isso de refrigerante por dia pesa muito mais que 50 kg).

Levando em consideração todos os fatos citados, acho que não é necessário proibir a venda, (mesmo porque pessoas diabéticas não podem consumir refrigerantes com açúcar), mas sim é necessário consumir este produto com moderação, assim como qualquer outro produto industrializado. Tenham consciência que refrigerante não é água, que bolacha recheada não é fruta, e que lasanha congelada não é uma refeição completa. A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A QUANTIDADE.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Anjos e demônios x antimatéria!


Quem já leu anjos e demônios, livro de Dan Brown provavelmente se impressionou com a capacidade destrutiva do dispositivo onde continha a antimatéria. Aos que não leram, saibam que neste livro o autor descreve um compartimento com a antimatéria, que precisa ser recarregado para evitar a colisão da antimatéria com as paredes do recipiente, caso contrário o impacto provocaria uma explosão muito semelhante à bomba atômica, em proporção.
O que este livro tem de curioso? Porque postar em um blog sobre química?
Nada de mais apenas a curiosidade que o autor realmente fez o dever de casa, antes de escrever o livro. A antimatéria não foi nenhum conceito inventado pelo autor, o físico inglês Paul Dirac, ganhou o prêmio Nobel em 1933 por sugerir que as partículas do átomo deveria ter uma “imagem contrária”, ou seja uma antipartícula.
Algum tempo depois foi constatado que todas as partículas do átomo têm sua correspondente antipartícula. Antipartículas formam antiátomos, que por sua vez formam a antimatéria.
A criação da antimatéria é muito difícil, pois quando matéria e antimatéria se chocam há extinção de ambas e aparecimento de energia, na forma de raios γ(gama), daí a explosão devastadora.  Por meio de isolamento, empregando campos magnéticos, o CERN – Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, em Genebra, na Suíça, conseguiu preparar o anti-hidrogênio, constituído de um antipróton como núcleo e um antielétrons na eletrosfera.
A antimatéria pode vir a ser uma fonte incalculável de energia para o futuro. Há cálculos que indicam que a energia liberada por 35 miligramas de antimatéria é suficiente para colocar em órbita um ônibus espacial do tamanho da Callenger, que atualmente usa como combustível para isso 2 mil toneladas de hidrogênio líquido.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Shampoo sem sal mito ou verdade?


Fui indagada na minha última publicação sobre o shampoo sem sal, que atualmente tem enchido as prateleiras, e os bolsos dos fabricantes, porque normalmente são mais caros.
Mas essa afirmação no rótulo pode ser verdade? Existe shampoo sem sal? E o sal do shampoo provoca algum dano no cabelo?
O componente do shampoo responsável pela limpeza das madeixas é o tensoativo. Os principais tensoativos utilizados na fabricação de shampoo são: lauril sulfato de sódio e o lauril tio sulfato de sódio, sulfato esse nome não lembra alguma coisa......... Sim lembra sal inorgânico, ou seja o próprio tensoativo é o sal do shampoo.
As indústrias de cosméticos estão utilizando na fabricação do shampoo, tensoativos não iônicos. Claro que todos os meus alunos sabem que sais inorgânicos são formados por cátion mais ânion (íons), então esses tensoativos não iônicos não podem ser considerados sais dai a classificação shampoo sem sal.
Bom isso faz alguma diferença no cabelo?
Sim. Os tensoativos não iônicos são considerados menos agressivos ao cabelo, pois a falta de carga elétrica diminui a interação com as ligações citadas na postagem anterior, e suas possíveis quebras. Além disso o principal tenso ativo não iônico é a dietanolamida de ácido graxo de coco, derivado de um produto natural. 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como comprar shampoo?


Existe shampoo neutro, com pH baixo, com pH básico etc. Essas características estão geralmente destacadas no rótulo como propriedades boas para o condicionamento do cabelo. Mas no final das contas, qual é o mais adequado? Essas diferenças entre eles ajudam ou prejudicam o nosso cabelo? Antes de responder essa pergunta vamos fazer uma revisão bibliográfica sobre a estrutura do cabelo.
O cabelo humano é constituído basicamente por proteínas, constituídas por longas cadeias de aminoácidos. Essas proteínas sofrem ligações entre si em três níveis diferentes: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto. Essas ligações diferentes são as responsáveis pelas diferentes estruturas de cabelo, mais liso ou mais encaracolado.
O shampoo não muda a estrutura da proteína, mas muda as ligações entre elas, por exemplo, quando o cabelo está molhado, geralmente ele tende a ter um volume menor do que quando está seco, isto ocorre porque a água ajuda a formar pontes de hidrogênio que aproximam os fios de cabelo, diminuindo assim seu volume.
Shampoos com pH muito baixos  (ácidos entre 1 e 2), quebram essas pontes de hidrogênio e tendem a deixar o cabelo mais armado. Shampoos com pH muito alto (básico maior que 8), quebram as pontes de dissulfeto, que além de armar o cabelo geram as pontas duplas. O shampoo ideal apresenta um pH entre 4 e 5, do ponto de vista químico é levemente ácido, mas não o suficiente para interferir nas ligações entre as proteínas do cabelo.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Positividade!!!

Os Maias e o Fim do Mundo

Começo 2012 com 100 acessos ao blog... acho que começamos bem,. obrigada a todos.... Pretendo durante o ano melhorar muito esta página claro afinal o importante é sempre evoluir...

Para aqueles que estão com medo da previsão do calendário Maia, ai vai uma pesquisa literária.

Bom pessoal os comentários sobre o calendário Maia afirmam que no dia 21 de Dezembro de 2012, (ano 5128 no calendário maia) o mundo irá acabar.
Na realidade, o que os estudiosos realmente estão a firmando não é bem assim: Historiadores constataram que os Maias tem um calendário bastante complexo e preciso, e neste calendário estavam previstos vários acontecimentos históricos importantes. Estudiosos afirmam que o calendário Maia prevê no dia 21 de dezembro de 2012 um grande acontecimento astronômico com repercussão mundial, que provocará uma grande mudança na humanidade e fim do mundo COMO CONHECEMOS. (Nesse ponto de vista algumas coisas podem até mudar pra melhor, talvez).
Especialistas da Nasa tem expectativas para o dia 21 de dezembro de 2012, nesta data, haverá a mudança entre dois ciclos anuais, o quarto e o quinto, que, juntos, somam 26 mil anos e representam o final de um grande período conhecido como “ano platônico”.
O mais importante é que em artigos científicos este acontecimento não é referido como apocalipse, apenas uma grande mudança.

Então que venham as mudanças e que venha 2012 com muitas evoluções!!!!